tag:blogger.com,1999:blog-1451974035895511743.post376981704672010394..comments2023-11-29T11:01:52.167-05:00Comments on LINGUAGEM & CULTURA: O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS: ENSINAR, FORMAR, EDUCAR E INSTRUIRLuísa Galvão Lessa Karlberghttp://www.blogger.com/profile/03434771711661632714noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-1451974035895511743.post-14078982825117728682017-03-17T08:48:10.788-05:002017-03-17T08:48:10.788-05:00Estou grato pelas dicas gramaticais, afinal de con...Estou grato pelas dicas gramaticais, afinal de contas todos precisamos de voltar a carteira. Parabens luisa. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1451974035895511743.post-51923558406749822812015-07-22T10:20:28.707-05:002015-07-22T10:20:28.707-05:00Luiza, bom dia! Artigo bem interessante! Por acaso...Luiza, bom dia! Artigo bem interessante! Por acaso, você se inspirou no artigo seguinte: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n2/08.pdf ? Na afirmativa, seria muito bem vindo citar a fonte! Abraço Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1451974035895511743.post-89489416085493374472008-07-31T09:32:00.000-04:002008-07-31T09:32:00.000-04:00Luísa, mais uma vez ler o seu pensamento me faz vo...Luísa, mais uma vez ler o seu pensamento me faz voltar pra sala de aula. As colocações sobre educar, formar, ensinar, instruir, estão perfeitas.<BR/><BR/>Em sociologia da educação que era a minha matéria como professora do Centro de Educação/UFPa tentávamos mostrar a diferença entre educação informal (a que ocorre continuamente pelo processo mesmo de viver em contato com tantos padrões de comportamento, vindos das mais diversas origens)e a formal (a que se prepara de modo especial para finalidades explicitadas na filosofia e na prática de escolas das mais diversas cores).<BR/><BR/>Infelizmente, pela quebra violenta da tecitura que antes envolvia a família e o longo período em que filhos ficavam sob a tutela dos pais e da família extensa, os que precisam receber educação não têm à sua disposição o reforço do exemplo, a presença dos guardiães, enfim, há uma desestruturação da família e as comunidades foram perdendo a sua característica educadora por excelência porque os controles face-a-face passaram a se tornar praticamente impossíveis.Há todo um arcabouço socio-cultural modificado pelas mudanças profundas porque passam todas as instituições sociais que têm a seu encargo o cuidado com os "neófitos" e as organizações que visam lucros imediatos como as gangs e todo tipo de grupo contraventor se tornam rapidamente capazes de usar o dinamismo do ser infanto-juvenil para obterem rapidamente os seus objetivos.<BR/><BR/>Quando a gente estuda socialização nos capítulos iniciais de sociologia da educação, percebe que a socialização também pode ser usada para preparar novos membros de gangs, os sistemas de lealdade estão profundamente modificados na sociedade de massas. Veja-os no Oriente Médio as pessoas-bombas se imolando, os jovenzinhos usados em guerras e bem pertinho de nós, nas Farc. <BR/><BR/>Há toda uma discussão filosófica e sociológica que tem de ser trazida constantemente a primeiro plano, para discutir toda a problemática da educação das novas gerações numa sociedade profundamente conflitada em seus valores básicos. Claro que num comentário como este apenas podemos aflorar muito superficialmente o assunto.<BR/><BR/>Beijos gratos por tão belo artigo, <BR/><BR/>Lila RayolAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1451974035895511743.post-30356481770127016012008-07-31T09:29:00.000-04:002008-07-31T09:29:00.000-04:00Luísa, mais uma vez ler o seu pensamento me faz vo...Luísa, mais uma vez ler o seu pensamento me faz voltar pra sala de aula. As colocações sobre educar, formar, ensinar, instruir, estão perfeitas.<BR/><BR/>Em sociologia da educação que era a minha matéria como professora do Centro de Educação/UFPa tentávamos mostrar a diferença entre educação informal (a que ocorre continuamente pelo processo mesmo de viver em contato com tantos padrões de comportamento, vindos das mais diversas origens)e a formal (a que se prepara de modo especial para finalidades explicitadas na filosofia e na prática de escolas das mais diversas cores).<BR/><BR/>Infelizmente, pela quebra violenta da tecitura que antes envolvia a família e o longo período em que filhos ficavam sob a tutela dos pais e da família extensa, os que precisam receber educação não têm à sua disposição o reforço do exemplo, a presença dos guardiães, enfim, há uma desestruturação da família e as comunidades foram perdendo a sua característica educadora por excelência porque os controles face-a-face passaram a se tornar praticamente impossíveis.Há todo um arcabouço socio-cultural modificado pelas mudanças profundas porque passam todas as instituições sociais que têm a seu encargo o cuidado com os "neófitos" e as organizações que visam lucros imediatos como as gangs e todo tipo de grupo contraventor se tornam rapidamente capazes de usar o dinamismo do ser infanto-juvenil para obterem rapidamente os seus objetivos.<BR/><BR/>Quando a gente estuda socialização nos capítulos iniciais de sociologia da educação, percebe que a socialização também pode ser usada para preparar novos membros de gangs, os sistemas de lealdade estão profundamente modificados na sociedade de massas. Veja-os no Oriente Médio as pessoas-bombas se imolando, os jovenzinhos usados em guerras e bem pertinho de nós, nas Farc. <BR/><BR/>Há toda uma discussão filosófica e sociológica que tem de ser trazida constantemente a primeiro plano, para discutir toda a problemática da educação das novas gerações numa sociedade profundamente conflitada em seus valores básicos. Claro que num comentário como este apenas podemos aflorar muito superficialmente o assunto.<BR/><BR/>Beijos gratos por tão belo artigo, <BR/><BR/>Lila RayolAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1451974035895511743.post-52595182213668418202008-07-31T09:25:00.000-04:002008-07-31T09:25:00.000-04:00Este comentário foi removido pelo autor.Luísa Galvão Lessa Karlberghttps://www.blogger.com/profile/03434771711661632714noreply@blogger.com