terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

HÁ PESSOAS MAIS INTELIGENTES QUE OUTRAS?

 

                  Luísa Galvão Lessa                                                 colunaletras@yahoo.com.br

Há no meio educacional, científico e social a crença de haver pessoas mais inteligentes que outras. Isso se deve ao fato de, por longo tempo, especialmente entre os séculos XIX e XX, existir a convicção de a inteligência ser algo possível de ser medida, determinada e comparada através de testes, como o famoso teste de QI, que dava a inteligência da pessoa em números. No entanto, com o tempo, o teste de QI foi caindo em descrédito. Pouco a pouco, foi se notando que nem sempre as pessoas mais inteligentes e bem sucedidas alcançavam os melhores resultados.

Os psicólogos e pesquisadores começaram a identificar casos de pessoas que obtinham resultados medíocres nos testes de QI, mas que se davam bem na vida, pois eram pessoas determinadas, disciplinadas, persistentes e carismáticas. Mas como pessoas consideradas “burras” pelo teste de QI poderiam ter tanto sucesso? A resposta encontrada é simples: existem vários tipos de inteligência.

Segundo Howard Gardner, psicólogo cognitivo e educacional norte-americano, ligado à Universidade de Harvard, conhecido pela sua teoria das inteligências múltiplas, a inteligência é composta de pelo menos oito competências: lógico-matemática, lingüística, interpessoal, intrapessoal, corporal-cinestésica, musical, espacial e naturalista, as quais podem ser assim definidas:

1. Inteligência Linguística -- As pessoas que possuem este tipo de inteligência tem grande facilidade de se expressar tanto oralmente quanto na forma escrita. Elas, além de terem uma grande expressividade, também têm um alto grau de atenção e uma alta sensibilidade para entender pontos de vista alheios. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado esquerdo do cérebro é uma das inteligências mais comuns.

2. Inteligência Lógica -- Pessoas com esse perfil de inteligência tem uma alta capacidade de memória e um grande talento para lidar com matemática e lógica em geral. Elas têm facilidade para encontrar solução de problemas complexos, tendo a capacidade de dividir estes problemas em problemas menores e ir os resolvendo até chegar à resposta final. São pessoas organizadas e disciplinadas. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado direito do cérebro.

3. Inteligência Espacial – Está mais presente em navegantes e engenheiros. Pessoas com este perfil de inteligência têm como principais características a criatividade e a sensibilidade, sendo capazes de imaginar, criar e enxergar coisas que quem não tem esse tipo de inteligência desenvolvido, em geral, não consegue.

4. Inteligência Musical – Diz respeito à relação da pessoa com a natureza. É um tipo raro de inteligência. Pessoas com esse perfil têm grande facilidade para escutar músicas ou sons em geral e identificar diferentes padrões e notas musicais. Algumas pessoas têm esta inteligência tão evoluída que são capazes de aprender a tocar instrumentos musicais sozinhas.

5. Inteligência Corporal-Cinestésica – É mais desenvolvida em atletas ou dançarinos. É uma inteligência relacionada ao cerebelo, que é a porção do cérebro que controla os movimentos voluntários do corpo. É um dos tipos de inteligência diretamente relacionado à coordenação e capacidade motora.

6. Inteligência Interpessoal – É representada pela capacidade de compreensão dos sentimentos do outro. Pessoas com este perfil de inteligência são extremamente ativas e causam grande admiração nas outras pessoas. Possuem enorme capacidade para convencer as pessoas a fazer tudo que elas acham conveniente.

7. Inteligência Intrapessoal – Manifesta autoconhecimento, é um tipo raro de inteligência, e quem a desenvolve tem enorme facilidade em entender o que as pessoas pensam, sentem e desejam. Ao contrário dos lideres interpessoais que são ativos, os lideres intrapessoais são mais reservados, exercendo a liderança de um modo mais indireto, através do carisma e influenciando as pessoas através de idéias e não de ações. Entre os tipos de inteligência, este é considerado o mais raro.

8. Inteligência naturalista, ecológica ou biológica - A inteligência naturalista é a capacidade para reconhecer e classificar as espécies e organismos, animais e plantas, do ambiente, como também para cuidar deles, domesticá-los e interagir com eles.

Explica-se, deste modo, o fato de alguns indivíduos com “atraso” em alguns campos poderem atingir bons níveis de atuação em outros. Por exemplo, um bailarino que é excelente em dança pode ser regular nos estudos.

Gardner é considerado um dos “demolidores” do conceito de quociente de inteligência (QI). Suas teorias, entretanto, têm pequena aceitação entre neurobiólogos. Resenha publicada, recentemente, na revista Educational Psychologist, menciona a insuficiência de comprovação empírica. A possibilidade de medir a inteligência pela aplicação de testes simples parece ser um critério para validação das hipóteses.

Finalizando, o breve estudo, diz-se que a relação cérebro-mente pode ser descrita como um conjunto de oito sistemas distintos de elaborações fundamentais. Um deles pode atuar muito bem enquanto outro apresenta rendimento mediano e um terceiro funciona mal. É possível, então, explicar, dessa forma, porque tantas pessoas possuem talento em determinada área e não em outra. Mas é preciso aprofundar os estudos nesse campo ao ponto de o ser humano compreender como desenvolver diversas habilidades, ou seja, como trabalhar o cérebro para obter, dele, mais desempenho e, assim, ter mais sucesso na vida. É um desafio para a ciência.

DICAS DE GRAMÁTICA

COMO ESCREVER A ABREVIATURA DE HORAS E MINUTOS, PROFESSORA?

- Na Língua Portuguesa, a representação de horas não é efetivada com a utilização de dois-pontos nem com vírgula (17,30), e sim com a abreviação da palavra hora, que é h, sem ponto final (nunca hs nem hrs).
A representação de minutos é realizada com a abreviação da palavra minuto, que é min, sem ponto final. Portanto abreviam-se as horas desta maneira: 12h, 12h30min, 14h22min.
A abreviação min é dispensável, pois claro está que aquilo que vem após as horas são os minutos. Poderemos, então, abreviar também assim: 12h30, 14h22.
A frase apresentada deve, então, ser reescrita das seguintes formas:
Às 17h30min, iniciar-se-á a palestra do Presidente da Academia Brasileira de Filologia.
Às 17h30, iniciar-se-á a palestra do Presidente da Academia Brasileira de Filologia.

Um comentário:

Anônimo disse...

e o que fazer quando vc acha que não tem nenhum dessas inteligencias literalmente e não consegue estudar pois já me sinto mal fazendo tal ato. tenho 18 anos

A vida da gente é feita assim: um dia o elogio, no outro a crítica. A arte de analisar o trabalho de alguém é uma tarefa um pouco árdua porque mexe diretamente com o ego do receptor, seja ele leitor crítico ou não crítico. Por isso, espero que os visitantes deste blog LINGUAGEM E CULTURA tenham coerência para discordar ou não das observações que aqui sejam feitas, mas que não deixem de expressar, em hipótese alguma, seus pontos de vista, para que aproveitemos esse espaço, não como um ambiente de “alfinetadas” e “assopradas”, mas de simultâneas, inéditas e inesquecíveis trocas de experiências.