Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de abril de 2020

MUNDOS DOS TEXTOS - para professores do ensino médio e estudantes do ENEM



PRÓLOGO  (Vol. I)     
            Vi e li com bastante interesse esse livro “O MUNDO DOS TEXTOS PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E ALUNOS DO ENEM”, que ora vem a lume pelas mãos da Prof.ª Dr.ª Luísa Karlberg, e que vem suprir uma lacuna tão gritante em nossas escolas brasileiras: um livro de textos. Em verdade, trata-se de uma coletânea em três volumes: I – Língua Portuguesa & Linguagem; 2 – Educação & Comunicação; 3 Língua & Sociedade.
Aqui, aprecio o Vol. ILíngua Portuguesa & Linguagem, com importantes textos que compõem partes temáticas: Parte 1 – Língua Portuguesa; Parte 2 – Leitura & Escrita; Parte 3 – Lingua(gem). Um conteúdo rico e de agradável leitura, que conduz o leitor a empreender viagens, realizar tarefas do cotidiano, planejar ações futuras, avaliar e pensar sobre acontecimentos do passado. Tudo isso são ações humanas constituídas pela linguagem e na linguagem.
 Sabemos o quão difícil é, na atualidade, motivar os jovens à leitura/escrita. Por isso, esses alunos tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio e mesmo Universitário têm apresentado, cada vez mais, dificuldades nos processos de leitura e escrita. Isto se deve ao fato de que eles apresentam um alto grau de desmotivação, e também devido estarem inseridos em uma sociedade em que predomina a tecnologia, momento em que eles não desejam criar, pensar, apenas copiar. E ler e escrever vão além dessas simplistas e rotineiras tarefas.
            A Dr.ª Luísa Karlberg, nesta obra, traz textos magníficos, belas mensagens aos leitores. Ela compreende que comunicar não é apenas um saber fazer, mas também um fazer crer, um fazer fazer. Nesse sentido, a língua não é somente um instrumento de comunicação, ela é, também, um instrumento de ação sobre os espíritos, isto é, uma estratégia que visa a convencer, a persuadir, a aceitar, a fazer crer, a mudar de opinião, a levar a uma determinada ação.
A autora propõe alternativas no que diz respeito à concepção de leitura,  aponta um novo caminho e um novo jeito de trabalhá-la, de diversas maneiras, tendo em vista mostrar que um texto pode ser trabalhado de diversas maneiras criativas e funções diversificadas, dando ao aluno a oportunidade de interagir não só com os colegas, mas com o próprio texto, levando-o a questionar e questionar-se em relação as intenções do autor em abordar um tema, levantar hipóteses, ter (ou não) um posicionamento crítico, dentre outros aspectos.
            Assim sendo, talvez não devêssemos considerar um exagero afirmar que a fala, a escrita e a argumentação desta obra, como aqui está posto, com assuntos ou temas diversos, no campo da Língua Portuguesa, Leitura/Escrita e Linguagem, é capaz de subsidiar o trabalho docente nas diferentes etapas do planejamento-avaliação-planejamento.
         Sob o aspecto tipológico, os textos defendem ideias, opiniões ou pontos de vista, em tese, procurando, de variadas formas, fazer com que os ouvintes/leitores os aceite e  os valorize, aplicando-os e vivenciando-os na prática.
       Esses textos, aqui ofertados, distinguem-se em três componentes: a tese, os argumentos e as estratégias argumentativas. TESE, ou proposição, é a ideia que a autora defende, pois a argumentação implica divergência de opinião. Os argumentos de cada texto são facilmente localizados: identificada a tese, faz-se a pergunta: por quê? (Ex.: a autora diz que ser leitor é ser cidadão (tese). Por que  (argumentos).
      Para finalizar, digo que a publicação deste livro é um presente aos professores (bom material em mãos), aos alunos (qualidade e temática dos textos), tudo posto numa linguagem singela, límpida, correta, elegante, que dá gosto de ler.
     Fait un bom voyage, com essa bela obra, Dr.ª Luísa Karlberg, pois os leitores, com certeza, ganham excelente presente e viajam, aqui, de primeira classe.

Dr.ª Amines Bader
Membro honoráro da AAL
Professora no Estado do Acre
Geógrafa e Advogada, OAB



PREFÁCIO
               O presente prefácio não se propõe em análise, mas um olhar desse livro da distinta escritora Prof.ª Dr.ª Luisa Karlberg, como precioso livro escolar de textos, que ora oferece aos leitores, em especial aos professores de Língua Portuguesa e de outras cadeiras, tanto do Ensino Médio quanto Universitário. Em verdade, trata-se de uma coletânea de ouro.
            Essa Coletânea apresenta-se em três volumes: Vol. I – Língua Portuguesa & Linguagem; Vol. II - Educação & Comunicação; Vol. III – Língua & Sociedade. Aqui, aprecia-se o Vol. II – Educação & Comunicação, assim composto: Parte 1 – Educação; Parte 2 – Professor; Parte 3 – Escola; Parte 4 – Comunicação; Parte 5 – Diversos.
             Afianço que a leitura de qualquer um dos textos que compõe o VOLUME II, EDUCAÇÃO & COMUNICAÇÃO, tomada ao acaso, dispensa-me de qualquer apreciação sobre o seu mérito linguístico, o que, aliás, me levaria muito além dos limites a que tenho de me restringir. Pois como sabiamente disse Nelson Mandela: “A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo.”
            Basta-me, pois, dizer que, quanto à publicação, o livro da Prof.ª Dr.ª Luísa Galvão Lessa Karlberg vem preencher uma lacuna na área de estudos textuais, e apresenta-se com um primor de nitidez e elegância, quanto à composição, um modelo de singeleza e espontaneidade. Muitas aulas sobre Educação e Comunicação, quando o ser humano não é nada além daquilo que a educação faz por cada um de nós. A comunicação entre escritor e leitor é clara, acessível, demonstrando que sabedoria não é prolixidade.
            "Mundo dos textos para Professores do Ensino Médio e estudantes do ENEM" vai ser de apreciável valor para o ensino em nossas escolas. É mais do que um simples livro de leitura, é um modelo sugestivo para o ensino da linguagem oral e escrita.
            Para bem falar e escrever é preciso bem observar e conceber, pois que, da precisão das ideias adquiridas é que resulta a clareza e propriedade da expressão. Os assuntos devem, portanto, ser bastante simples e atraentes, para que a observação se faça espontânea e sem esforço.
            Estimo que foi este o princípio a que se subordinou o plano desta obra, ao meu olhar, que foi traçado pela Prof.ª Dr.ª Luisa Karlberg, pois é um livro que pode servir de apoio a múltiplos exercícios de linguagem, para uma multiplicidade de disciplinas escolares.
            Da observação direta das leituras empreendidas, orientados pelos professores, os  alunos encontrarão assuntos para pequenas descrições que facilitem a compreensão de cada texto, possibilitando-lhes ressignificar o apreendido, aperfeiçoando a sua visão de mundo. Na estrutura, terão modelo a seguir no ato criador de tantos outros textos, que irão aperfeiçoá-los e treiná-los no mundo do bem ler e bem escrever.
            Além dos exercícios de leitura, interpretação, discussão e criação de novos textos, este livro vem preencher duas condições essenciais relativas à correção e simplicidade, considerando que se presta, admiravelmente, à leitura expressiva e aos exercícios de interpretação. Sob este ponto de vista, o livro, ora publicado, é um magnífico elemento para a educação da escrita, da linguagem, da produção textual em prosa. Esta é sua principal característica e o seu objetivo mais direto.
            Se, em uma frase apenas, fosse possível resumir este prefácio, eu diria que o valor deste trabalho vai além do que indica o seu título: não é apenas um "Mundo de Textos”, é, também, um “Mundo de pensamentos e temas ligados à educação, à escrita, à leitura, à linguagem, à educação cidadã, à vida, de modo geral”.

                                              
                                                           José do Carmo Carille
                                                      Escritor, poeta, compositor
                                        Vice-Presidente da Academia dos Poetas Acreanos
                                                              Imortal da AAL
PRÓLOGO  (Vol. III)  - Feito pelo Editor, Acadêmico Prof. Dr. Eduardo de Araújo Carneiro, que recomenda a adoção da Coletânea pela SEEC do Estado do Acre, considerando o primor dos textos, a exemplo do que fez a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Um comentário:

wallidahpacana disse...

How to download casino game on Android - drmcd
Download casino game 서울특별 출장마사지 for Android · Tap on “Download” on the 김해 출장안마 device. · Now you will be greeted with an online 청주 출장안마 casino 충주 출장안마 section. · 진주 출장마사지 Tap the button

A vida da gente é feita assim: um dia o elogio, no outro a crítica. A arte de analisar o trabalho de alguém é uma tarefa um pouco árdua porque mexe diretamente com o ego do receptor, seja ele leitor crítico ou não crítico. Por isso, espero que os visitantes deste blog LINGUAGEM E CULTURA tenham coerência para discordar ou não das observações que aqui sejam feitas, mas que não deixem de expressar, em hipótese alguma, seus pontos de vista, para que aproveitemos esse espaço, não como um ambiente de “alfinetadas” e “assopradas”, mas de simultâneas, inéditas e inesquecíveis trocas de experiências.